segunda-feira, 4 de junho de 2012

Texto: À procura de um amigo


_Oi,passarinho, você quer ser meu amigo?
O passarinho, balançando a cabeça de um lado para o outro respondeu:
_Isto seria muito bom.
-Veja -continuou Papitoco mostrando o cofre cheio de moedas. - Eu lhe dou esse dinheiro para você ser meu amigo, por muito tempo.
Indignado, o passarinho o repeliu:
-Menino tolo!Menino bobo!Você precisa saber que não se compra um amigo. Um amigo conquista um pouquinho de cada vez,todos os dias. Vou-me embora.
-Espere, passarinho, espere!-gritou Papitoco.
O passarinho ainda olhou para ele e disse:
-Não adianta mesmo, menininho. Eu te desculpo, mas você me magoou muito. Não esqueça do que vou lhe dizer: devemos evitar que uma coisa boa como uma amizade nasça errada. Se nascer errada, nunca mais dará certo. Tem que fazer um esforço desde o início.
Vendo que os olhos de Papitoco se enchiam de lágrimas disse ainda:
-Não chore,menininho,Olhe, vai ver que nós podíamos ser amigos mesmo. Você deve ficar feliz por ter aprendido comigo, como eu fiquei feliz por lhe ensinar isto. Alguém também me ensinou isso um dia. E eu também chorei quando aprendi. Não chore, vamos. Um dia eu voltarei e cantarei na sua janela. Afinal, você não tem asas para voar. E devemos ser amigos dos que são parecidos conosco.

01- Assinale as afirmações corretas:
( ) O passarinho chamava-se Papitoco.
( ) O menino queria comprar a amizade do passarinho.
( ) O passarinho aceitou o cofre de moedas do menino.
( ) Um amigo se ganha um pouquinho de cada vez, diariamente.
( ) O passarinho prometeu nunca mais voltar.
( ) O menino arrependeu-se e chorou.

02- Por que o passarinho chama o menino de tolo?

03-Como se conquista um amigo?

04- No texto há diálogo entre dois personagens. Quais são eles?

05- Observe a frase:
Indignado o passarinho o repeliu.
  • A palavra destacada dá ideia de :
( ) lugar ( )tempo ( ) modo ( )causa.

06- Copie o parágrafo que você achou mais interessante.

07- Forme frases usando as palavras:
a- nascer, amizade

b- menino, amigo

c- cofre, moedas

d- indignado, passarinho

42 comentários:

  1. OLÁ PROFESSORA CIDA!
    AQUI ESTOU PARA TE AGRADECER POR ME LEVAR A PELO MENOS UNS 25 ANOS DE VOLTA AO PASSADO.
    A MUITO TEMPO PROCURO ESSA HISTORINHA DO PAPITOCO QUE LIA MUITO NA MINHA PRIMEIRA SÉRIE EM MINAS GERAIS... EM FIM ENCONTREI...
    MUITO OBRIGADO.

    EDI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim como ao Edi, esta história marcou minha vida!

      Excluir
    2. Opa, também estava procurando esta história. muito bom relembrar. Obrigado professora.Sou de Minas também.

      Excluir
    3. Professora, como faço para encontrar este livro.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Edi, Papitoco é o meu marido. :) Hoje tem 51 anos. Minha sogra está ao meu lado agora e pela primeira vez estamos fazendo a busca pelo livro na internet. Ela ficou muito feliz pelos comentários.

      Excluir
    6. Essa estória marcou minha vida....Encenamos em sala de aula. Eu era o passarinho. Colégio Oswaldo Cruz, na Moóca

      Excluir
    7. É Miguel....Essa estória marcou minha vida....Encenamos em sala de aula. Eu era o passarinho. Colégio Oswaldo Cruz, na Moóca. 2a série do ensino fundamental

      Excluir
    8. Essa história me lembra da minha infância, adorava ler esse livro

      Excluir
  2. foi maravilhoso poder lembrar dessa historia na minha infancia , eu estou até chorando muito lindo nunca me esqueci minha primeira serie !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns. Também sinto o mesmo sentimento, que coisa boa.

      Excluir
  3. eu queria encontrar o livro onde li mts x essa estória, só lembrava da frase que marcou mt minha infancia "menino tolo, menino bobo " sdd de td isso.

    ResponderExcluir
  4. Adenilton pereira
    Eu também gostaria muito de ter o livro, pois também marcou minha infância.

    ResponderExcluir
  5. Adenilton pereira
    Eu também gostaria muito de ter o livro, pois também marcou minha infância.

    ResponderExcluir
  6. monta um texto sobre tolerância, convivência, intolerãncia, e alteridade

    ResponderExcluir
  7. Nunca esqueço dessa linda história que aprendi na minha infância é inesquecível.

    ResponderExcluir
  8. Nunca esqueço dessa linda história que aprendi na minha infância é inesquecível.

    ResponderExcluir
  9. Esse foi o primeiro texto que li e compreendi. Realmente ficou marcada na mente. Grato por disponibilizar esse texto.

    ResponderExcluir
  10. Com certeza voltei uns 30 anos atrás.

    ResponderExcluir
  11. Sempre me lembrei dessa estoria que li pela primeira vez na sala de aula aos 8 anos de idade,isso há exatamente 37 anos.Obrigado por esse presente professora.

    ResponderExcluir
  12. Esse texto marcou minha infância.
    Decorei inteiro

    ResponderExcluir
  13. sou a autora do papitoco. ainda tenho alguns volumes que posso oferecer aos interessados. contato whatzapp (21)9.9295-7904

    ResponderExcluir
  14. Me chamo Zaqueu estou com 43 anos sou professor de Matemática, aprendir ler nesse texto em uma escola do município de Bragança-Pa. Que maravilha poder relembrar da minha infância estudantil.
    Parabéns professora. Bjs no seu coração.

    ResponderExcluir
  15. Lembro dessa história nunca esqueci e hoje falei pra minha filha saudades inesquecível

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde! Estou emocionada por encontrar este texto que tanto marcou a minha infância. Está leitura eu li para minha professora há nada mais nada menos uns 38 anos.

    Que Maravilha este texto!

    ResponderExcluir
  17. Tenho quardado o livro de portugues que contem essa historia que marcou minha infancia
    Pois era minha irma que estudava com ele,mas ela lia para mim toda vez que eu pedia.
    Obrigada por compartilhar com outros.

    ResponderExcluir
  18. Meu Deus, chorei ao encontrar essa historia,era minha história preferida, ficava horas olhando a foto do papitoco.tempo bom,saudade!!!!! Meu Deus passou rápido!!!!

    ResponderExcluir
  19. Meu Deus, chorei ao encontrar essa historia,era minha história preferida, ficava horas olhando a foto do papitoco.tempo bom,saudade!!!!! Meu Deus passou rápido!!!!

    ResponderExcluir
  20. Fiquei muito feliz em rever essa linda histórinha de minha infância. Assim, como muitos aqui, eu também lembrei quando o passarinho dizia " menino tolo, menino bobo, um amigo não se compra se conquista um pouquinho de cada vez todos os dias". Que Maravilha de lembrança e magnífica história. Gostaria também de ter esse livro.

    ResponderExcluir
  21. Gente fazia muito tempo que eu procurava também esse texto.Marcou minha infância de cadeirante lendo e relendo.

    ResponderExcluir
  22. Há anos que procuro essa estoria!!! Faz 38 anos que a ouvi e estava na segunda serie!! Obrigado prof Cida!

    ResponderExcluir
  23. Esse texto eu li qua do estava no ensino fundamental e nunca me esqueci. O nome do livro é " aprender é viver" fiquei feliz em encontrar esse texto que marcou minha infância.

    ResponderExcluir
  24. Amei viajei a 43anos atraz marcou minha vida também trago comingo no coração um amigo não se compra um amigo se conquista muito obrigada por essa viagem maravilhosa que Deus abençoe beijo no coração

    ResponderExcluir
  25. Lindo lindo meu primeiro texto do livro da primeira séries 43 anos atrás.nunca esqueci.

    ResponderExcluir
  26. Olá, professora Cida, tenho hoje 49 anos, e sou 1° sargento da polícia militar do estado do Piauí, minha infância foi marcada por muitas coisa mais eu nunca me dos aprendizados dos seus livro esqueci... A história do pau pitoco e do passarinho, eu nunca me esqueci e na data de hoje 28, de abril, estáva eu de serviço falei ao meus pares essa história e resolvi procurar no Google, e pra minha surpresa encontrei a sua história que li muito na 4° série.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  27. 40 anos que falo desse livro! Hoje minha filha pesquisou e achamos na internet! E eu ainda sabia as falas! Muito emocionante saber que outras pessoas guardaram esse texto com tanto carinho! 1° ano do Colégio IPEP em João Pessoa na Paraíba! Obrigada, professora!

    ResponderExcluir
  28. Amei essa história e vou contar para minha filha de 6 anos depois de 35 anos ter lido amado e guardado na mente e no coração. Muito obrigado por manter o melhor das leituras viva .parabéns.

    ResponderExcluir
  29. Muito bom! De volta para minha infância.
    Alguém tem também a lógica do pedrinho?

    ResponderExcluir
  30. Nossa eu procurava esta história a pelo menos 45 anos e finalmente hoje dia 11/01/2022 as 14:00 encontrei e voltei há minha sala de aula da 2ª série
    Obrigado prfª Cida

    ResponderExcluir
  31. Olá, professora Cida amei relê essa história,faz eu voltar no tempo a mais de 26 anos e hoje estou lendo com minhas lindas filhas Esther Alcântara e Sarah Beatriz Alcântara,muito obrigado e sei que elas levarão para toda sua vida.

    ResponderExcluir